Holding familiar – uma forma de proteger seus bens

De maneira objetiva, a holding familiar consiste no planejamento sucessório para sua família.

A holding familiar é uma empresa criada com objetivo de administrar o patrimônio familiar. Porém, isso não quer dizer que uma holding familiar possui a intenção e finalidade de praticar atividade comercial, ela apenas serve para gerenciar e desenvolver o patrimônio da família.

Como a holding é criada para gerenciar o patrimônio familiar ela pode ter vários tipos de bens em seu nome,
tais como:

– Bens imóveis;
– Valores mobiliários;
– Bens móveis, como joias e computadores;
– Cotas de empresas;
– Entre outros bens.

Vale dizer, contudo, que as pessoas que integram uma holding familiar não são diretamente proprietárias dos bens. Elas somente são donas de parte dos bens, que, se somados, constituem o patrimônio completo da família.
Assim cada integrante da referida holding possui uma parte (cota) de todos os bens da família, podendo ser
transferidas aos herdeiros através de doação.

A realização de um bom planejamento sucessório por advogado habilitado só trará benefício a família e aos bens que constituem seu patrimônio. As principais vantagens são: de âmbito financeiro; proteção patrimonial; segurança da sucessão; melhor administração dos bens de família…

Com a criação da holding familiar também pode ser dispensado a realização de inventário, sendo essa a opção mais vantajosa para toda a família uma vez que a tributação da holding familiar costuma ser mais em conta, o tempo para sua criação é menor do que a tramitação de um inventário, além de há menor taxação de ITBI e ITCMD.

Sendo assim, caso tenha a intenção de criar uma holding familiar para melhor gerir seu patrimônio procure um advogado especialista no assunto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados *